sexta-feira, 11 de julho de 2025

Janela, em estilo manuelino (século XVI) na Ribeira Grande - Arquitetura do Período dos Descobrimentos – O Manuelino nos Açores


A emissão filatélica “Arquitetura do Período dos Descobrimentos – O Manuelino nos Açores”, colocada em circulação a 16 de setembro de 1994, presta homenagem ao legado artístico e arquitetónico do estilo Manuelino no arquipélago dos Açores. Este estilo, profundamente ligado à era da expansão marítima portuguesa, manifesta-se em monumentos religiosos e civis marcados pela exuberância decorativa e simbolismo náutico. A série destaca elementos esculpidos em pedra, como florões, pináculos e arcadas, que refletem a identidade insular e a influência dos Descobrimentos na cultura local. É uma valorização da memória coletiva e do património açoriano, agora eternizado em selos que são verdadeiras miniaturas de arte e história.

Síntese da emissão:

  • Título da emissão: Arquitetura do Período dos Descobrimentos – O Manuelino nos Açores
  • Data de circulação: 16 de setembro de 1994
  • Design: Carlos Alberto Pinto 
  • Impressão: Offset Impressor: Imprensa Nacional – Casa da Moeda
  • Denteado: 12 x 12 ¼

Destaque do selo "janela manuelina"

O selo alusivo à janela em estilo manuelino, do século XVI, destaca-se pela delicadeza dos seus ornamentos vegetalistas e pela simbólica cruz da Ordem de Cristo. Muitos acreditam que esta peça arquitetónica provém da primitiva igreja matriz, conferindo-lhe um valor histórico e afetivo acrescido.

Sem comentários:

Enviar um comentário