sábado, 28 de junho de 2025

Um lugar para o Colecionismo: Europa 2025 - Descobertas Arqueológicas - Colubrina (mestre fundidor Joham Diaz)


Um lugar para o Colecionismo: Descobertas Arqueológicas em Selos: Uma Viagem pel...: A Filatelia dos CTT tem sido uma ponte entre a cultura portuguesa e o mundo, promovendo o nosso património através de selos.
O bloco filatélico “Descobertas Arqueológicas”, emitido a 9 de maio de 2025, celebra um importante achado subaquático na baía de Angra do Heroísmo, nos Açores. A peça central do bloco é uma imagem da cidade de Angra, baseada numa litografia de Louis Lebreton datada de cerca de 1845 (Biblioteca Nacional de Portugal), acompanhada da representação da retirada de uma colubrina de bronze junto ao Forte de Santo António.

Esta colubrina, descoberta em 1972 durante uma campanha arqueológica subaquática, é atribuída ao mestre fundidor Joham Diaz, ativo entre 1545 e 1575 ao serviço de D. João III. Trata-se da mais antiga boca-de-fogo de bronze fundida em Portugal, com cerca de 4,3 metros de comprimento e um calibre de 12 cm, decorada com elementos clássicos e símbolos régios como a esfera armilar e as armas de Portugal 1.

A peça foi proposta pelo Museu de Angra do Heroísmo como Património Móvel de Interesse Nacional, destacando-se não só pelo seu valor histórico e estético, mas também pelo seu papel na defesa marítima da ilha durante o período das grandes rotas ultramarinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário