Com a sua primeira edição a remontar a 1967, o Rally de Portugal estabeleceu-se desde o primeiro momento como uma prova internacional de renome, contando com participações de pilotos estrangeiros logo na primeira edição. Inicialmente sob o nome de Rally Internacional TAP, a prova do Automóvel Club de Portugal começou por ser uma competição de regularidade, com a classificação a ser feita por pontos e o vencedor a ser a dupla com menor número de pontos. Outra particularidade dessas primeiras edições da prova era a existência de várias cidades de partida, com as formações participantes a elegerem o ponto a partir do qual iniciavam a competição. Só em 1972, aquando da sexta edição, é que o Rally se revestiu de um figurino que nos é mais habitual, com os concorrentes a lutarem contra o cronómetro e a vitória a ser atribuída ao mais rápido. No ano seguinte a prova entrou para o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis, o primeiro da história da modalidade, com a mudança de nome para Rally de Portugal a surgir em 1975, precisamente o ano da primeira das cinco vitórias de Marku Allen, o piloto de maior sucesso na prova. Desde essa altura o Rally foi considerado por cinco vezes o «Melhor Rally do Mundo», enquanto em 2000 foi distinguido com o prémio de «Rally com Melhor Evolução do Ano».
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